sexta-feira, 19 de março de 2010

Pedagogia diferenciada e turmas de nível.

Então vamos supor que um professor tem 4 turmas razoavelmente heterogéneas com 3 casos diferentes em cada turma a necessitarem de diferenciação pedagógica. Será necessário produzir para cada turma a duas aulas por semana 16 propostas de trabalho diferentes o que não me parece de todo exequível.
Para que se possa aplicar pedagogia diferenciada onde ela seja necessária e indicada será necessário aliviar nalgum lado e parece-me linear que não podemos instituir como regra o que deve ser pontual visto que trabalhamos com turmas e não individualmente.
Defendo que dentro do possível devem ser constituídas turmas de nível diminuindo a multiplicação de esforços.
Foi-me dito que esta estratégia tinha um efeito secundário, o de influenciar negativamente as aprendizagens por diminuir as expectativas dos professores relativamente às turmas que à partida se considerariam mais fracas.
Parece-me uma fraca opinião acerca dos professores. Quando se constituem turmas de nível com base no prévio conhecimento dos alunos não se estão a formar falsas expectativas, está-se apenas a lidar com a realidade para melhor poder ultrapassar as dificuldades.

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