domingo, 14 de março de 2010

Competências vs conteúdos.

Sento-me, ligo o computador e após alguns minutos navego no ciberespaço, consulto a wikipédia, faço buscas por nome no Google.
Esta facilidade e rapidez na obtenção de informação factual tem levado á progressiva desvalorização dos conteúdos nas actividades escolares valorizando os processos e as apresentações em suporte digital.
A aquisição de conhecimentos, a memorização e mesmo os exercícios repetitivos para consolidação de processos tornaram-se um anátema a menos que “contextualizados.
O livro perde importância e vai sendo substituído pela internet e entoam-se loas às competências.
É um caminho errado, pois a maior parte da informação que circula no ciberespaço é superficial ou errada e não validada.
Esta possibilidade de obter quantidades massivas de informação de um modo quase imediato faz com que seja uma prioridade da escola, ou melhor, a prioridade da escola fornecer aos indivíduos os meios para separar o trigo do joio, e para isso é absolutamente necessário voltar a dar ênfase aos conteúdos devidamente validados e bem assimilados pois esse é o único modo de escapar ao lixo que a informação “on line” nos fornece.

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