sábado, 27 de março de 2010

Indisciplina, GOD, GID, etc...

Na tentativa de lidar com a indisciplina criaram-se algumas estruturas nas escolas, GOD (Gabinete de Orientação Disciplinar) e GID (Gabinete de Intervenção Disciplinar), na minha escola, são algumas das designações.
Quando a situação na sala de aula azeda, o infractor deve ser para lá encaminhado para que se possa trabalhar na aula.
Pretendem as hierarquias que o professor que envia o aluno lhe prescreva um trabalho para este efectuar no GID.
Este é na realidade um entrave à utilização deste recurso pois obriga o professor centrar-se na tarefa que vai atribuir ao aluno infractor em detrimento do resto da turma. Note-se que o facto de aquele aluno ser expulso significa apenas que deu mais nas vistas e não que era o único a portar-se mal.
Outro problema prende-se com o facto de esta estrutura não ter capacidade para lidar com muitos alunos e quando nenhum sobressai é quase impossível para o professor escolher um para expulsar servindo de exemplo.
Mas o maior entrave à eficácia da luta com a indisciplina neste âmbito prende-se com a afirmação de que o GID deve constituir a excepção e não deve ser banalizado.
Se um aluno está insuportável vai para o GID, se dez alunos estiverem insuportáveis vai-se banalizar o GID.
O que está banalizado nestes tempos são os comportamentos inadequados que a ele conduzem e é para tentar acabar com isso que se criaram estas estruturas.

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