quarta-feira, 10 de março de 2010

Bullying

Um rapaz vítima de bullying na escola atira-se ao rio. Pelas notícias que leio nos jornais fico a saber que a direcção da escola ainda não estabeleceu qualquer contacto com os pais, o que a confirmar-se parece estranho. Ficamos ainda a saber que a família pretende processar a escola porque esta devia prevenir. Finalmente a ministra de educação lembra que em 2009 foi criado o Gabinete de Segurança Escolar que coordena 585 vigilantes que estão diariamente na escola.
Há em Portugal à volta de mil escolas de segundo e terceiro ciclos e secundárias que funcionam das oito e trinta às dezoito e trinta, pelo que os elementos deste gabinete poderão estar no máximo em cada escola 50% do período de funcionamento e apenas em parte de cada escola.
O ministério diminui o número de funcionários nas escolas criando rácios funcionários/nº de alunos e substituindo ainda funcionários que a direcção de cada escola poderia gerir por serviços fornecidos por empresas, nomeadamente refeitórios e limpeza dos espaços escolares.
Assim a vigilância dos espaços escolares diminui de dia para dia, e só esta pode prevenir eficazmente a violência nas escolas. Temo que este seja apenas o primeiro caso.

Sem comentários:

Enviar um comentário