terça-feira, 8 de junho de 2010

Não estamos sós.

Há muitos anos, quando era pequeno e já era preguiçoso, antes de adormecer sonhava acordado com uns extraterrestres que na sua exploração do universo aqui chegavam.
Pertenciam, claro, a uma civilização muito mais adiantada e tinham métodos para aprendermos tudo, sem esforço, enquanto dormíamos, de preferência, poupando-nos às dificuldades. Claro que não sonhava no plural mas sim no singular obtendo assim uma vantagem apreciável sobre o resto da humanidade.
Infelizmente a realidade foi bem diferente e cada vitória teve de ser obtida com esforço e perseverança prescindindo em muitos momentos do agradável e superando o desagradável.
Tornei-me céptico, e se bem que admitindo a possibilidade de existência de vida noutros pontos do universo, sempre pensei que mesmo havendo civilizações mais avançadas estas enfrentariam os mesmos desafios e as mesmas dificuldades que nós no que respeita à exploração espacial reduzindo a zero a probabilidade de encontros de terceiro grau.
Uma vez professor compreendi que, independentemente das matérias que leccionasse o principal era transmitir aos alunos a capacidade de fazer esforço, persistir e superar as dificuldades (o que não se faz sem muitos conteúdos).
Ainda me delicio, e já repeti, ao ver os filmes M.I.B.(Men in Black) I e II, em que uma organização secreta protege a terra dos extra terrestres ocultando a sua existência e recebendo muitos que vivem entre nós, uns gente vulgar, outros gente famosa e conhecida.
Mas, voltando à escola e à educação: Lógica de ciclo, retenção como excepção e progressão como regra, ensino centrado no aluno com responsabilização do professor pelo que o aluno não fez, plano de acompanhamento, plano de recuperação, prova de recuperação, estatuto do aluno, aprendizagem lúdica, trabalho colaborativo, plano anual de actividades, projecto educativo de escola, dossiê vs portfólio, cursos de educação e formação, cursos profissionais, , novas oportunidades, em poucos meses a certificação de vários anos, licenciaturas de aviário, universidades independentes e outras, escolas superiores de educação, roberto carneiro, ana benavente, maria de lurdes Rodrigues, valter lemos, jorge pedreira, Rowan Atkinson como ministro da educação não sei se no papel de Mr Bean ou de Black Adder, josé sócrates e muitos, muitos outros para os quais cometo uma injustiça ao esquecer-me deles….
Afinal, aqueles filmes, M.I.B. I e II não são ficção, são uma grande reportagem. Finalmente compreendi. Não. Não estamos sozinhos no universo!

Sem comentários:

Enviar um comentário